Se você clicou nessa matéria é porque ou está com as malas prontas (Que inveja branca!) ou tem um pouquinho de curiosidade de conhecer a Praia do Forte, né? Então, boa viagem pro primeiro grupo e dica pro segundo: Aproveite esses 1890 feriados que temos esse ano e simplesmente VÁ!! Foi isso que eu fiz! Parei de planejar tanto e só fui e AMEI!

Só pra te situar rapidinho:

  • A Praia do Forte é um antigo vilarejo de pescadores com belas praias, piscinas naturais, coqueirais, lagoas, cachoeiras, trilhas, reservas ecológicas e bem conhecida pelo Projeto Tamar.
  • Ela é Localizada na Costa dos Coqueiros, litoral norte da Bahia, a 56 km do Aeroporto Internacional de Salvador e tem uma estrutura ótima pra receber os turistas, diferente de várias outras praias famosas na Bahia.

Eu AMEI e tenho certeza que você vai adorar também!

Vamos para o TOP 10* Programas imperdíveis na Praia do Forte.

#1 Perca a noção do tempo nas piscinas naturais de Pepa Gente

Preparem-se que irei descrever uma cena de filme. Só imaginem. Você + uma praia com águas cristalinas + corais perfeitos ao seu redor + coqueiros e mais coqueiros na sua frente + mar morninho + drinks sendo entregues no melhor sistema delivery com você ainda dentro da água sem precisar se mexer pra isso.

Pois bem, assim foram os meus quatro dias na Praia do Forte. Uma vez tendo experimentado isso, eu não quis saber de outra coisa.

Vá cedo, porque final de tarde a maré sobe.

#2 Se perca na Vila

Você já foi pra Búzios? A Vila nada mais é do que a Rua das Pedras da Praia do Forte, porém muito maior e muito mais gostosa.  É uma delícia bater perna por lá pra tomar um sorvete no fim de tarde, comer um acarajé, apreciar a igrejinha e o farol, fazer comprinhas nos artesanatos locais e se divertir nos bares com música ao vivo.

 

Eu adorei!!

 

#3 Por falar em Vila, você tem que conhecer o Bar do Souza

Se você for animado e daqueles que adora conhecer os “hot spots” de cada viagem, ta aí um lugar que você não deve perder. Pelo que pude observar nos meus quatro dias por lá, o Bar do Souza é de fato “a boa” da noite na Praia do Forte. LOTA!!

Lá, nada mais é do que um bar ao ar livre super agitado com música ao vivo. O que toca: Um pouquinho de tudo, mas claro que o forró, sertanejo e axé dominam. Como eu AMO esses programas locais não resisti ao Souza e fiquei até fechar! Foi divertido demaiiisss!

#4 Oxente, com dendê sim!

Porque quem ta na Bahia não pode sair sem comer acarajé, não é mesmo? Então, fica a dica do melhor que tem na Villa, é logo ali na praça da Alameda do Sol. Nela tem uma baiana porreta que arma a barraca de acarajé todo dia depois das 17h. Coma sem se arrepender!!

Ps: Caso o desejo bata antes das 17h – justo – vá até a praça da Igreja e coma o acarajé da Marina.

#5 Faça um stand up/caiaque na Lagoa de Timeantube

Silêncio e paz. É isso que você vai encontrar por aqui. Se você for daqueles que gosta de melhorar o impossível, venha pra ver o pôr do sol! Assim você terá o combo perfeito: Silêncio, visual incrível e paz. Tudo isso de dentro do rio.

O percurso de canoa durou 30 min. É importante você estar com um guia que conheça o local e te mostre tudo sobre a fauna e a flora. Durante o passeio vimos mil pássaros lindos, como bem-te-vi, coruja, jaçanã, beija-flor, papagaio do mangue, martim-pescador…É um passeio simples e gostoso. Vale a pena.

Querem uma dica? Vão com um grupo grande, cabem 4 pessoas em cada canoa. Dessa foma, na hora que bater o cansaço de remar (ele bate!), vocês disputam quem chega primeiro. Estimula e acaba sendo mais divertido.

 

#6 Moqueca Terra Brasil

Não me julguem, eu não como moqueca. Masssssss, minha galera fez praticamente uma degustação de moquecas durante o feriado em todos os restaurantes recomendados da praia do Forte e o eleito mais gostoso foi o da Terra Brasil. Parabéns Terra Brasil! You won! hhahah

Ps: Vale dizer que o Sabor da Vila ficou em segundo lugar e também é super indicado por lá.

#7 Praia do Forte

“Oxi que tópico mais óbvio Aninha!” Sim, eu sei, mas não poderia deixar o óbvio e mais lindo de fora né?!

A praia me surpreendeu. Linda e cheia de coqueiros! Na maré baixa dá pra ver todos os corais e formam-se as piscinas naturais pra curtir o dia. Já no final de tarde a maré sobe e continua gostoso pra ficar dentro da água. A praia é bastante movimentada, são 14 km de extensão, se você a percorrer inteira verá pousadas conhecidas, o famoso farol e o Projeto Tamar. Lá tem bastante ambulante e a fama de uma das praias mais badaladas da Bahia.

Aproveite!!

#8 Projeto Tamar

Caminhando pela Praia do Forte você irá se deparar com o movimento do Projeto Tamar perto do Farol Garcia Dávila. Se você não conhece, é um projeto feito para proteger as tartarugas marinhas. Eu estava doida pra ver elas na areia, mas descobri que isso só acontece entre os meses de Setembro a Março quando as tartarugas chegam a Praia do Forte pra desovar. Logo, fui na época errada e como estava corrida e com grupo grande não quis entrar, mas se você gostar e estiver com criança, não tem como perder.

#9 Jante no Il Cantuccio

Na Vila tem vários restaurantes super charmosos e atraentes. Caso você não esteja na vibe de comer frutos do mar, tá aí uma ótima dica! Jante no Il Cantuccio, um italiano super charmoso que fica em uma rua escondidinha dentro da Vila. Ele é muito fofo e tem uma carta de vinhos maior do que a dos outros restaurantes.

#10  Conheça o Castelo Garcia Dávila

Vocês sabiam que tem castelo na Bahia? Oxi, eu não sabia!! E olhem como é fofo!

O castelo foi a primeira edificação militar portuguesa construída em 1549 no Brasil. Hoje ele é um mix de museu e parque que fica a três quilômetros da Vila. Pra quem quiser conhecer, o acesso é pela estrada para a linha verde. Outra opção, digamos um pouquinho mais divertida, é chegar ao castelo de quadriciclo, passando por trilhas em meio à mata atlântica da reserva ecológica da sapiranga.

Infelizmente eu não tive tempo de conhecer, mas é sempre bom deixar um gostinho de “quero mais”, né? Aquele famoso motivo pra voltarmos muito em breve! E e podem ter certeza, amei tanto essa tal Praia do Forte que voltarei antes mesmo do que eu imagino.

Bjs Bjs!